Como transformar promoções em uma plataforma de loyalty gamificada no celular de milhares de irmãos caminhoneiros.

O Desafio

Conhecido do público brasileiro desde o final da década de 1980, o Clube Irmão Caminhoneiro Shell quer estar cada vez mais presente no dia a dia dos caminhoneiros. Para isso, precisa sempre se reinventar e investir na comunicação online com seu público, que está cada vez mais conectado, em busca de benefícios e promoções durante sua jornada.

A Ideia

O aplicativo de celular do Clube Irmão Caminhoneiro Shell ganhou uma nova versão interativa e fácil de usar, com mais vantagens para os usuários. Estes novos recursos permitem que o caminhoneiro tenha acesso a vários benefícios, sendo premiado por frequência de uso e não mais sorte.

 

A primeira promoção nesse formato foi a Próxima Parada, que funcionava como um jogo e concedia bônus de celular a cada “parada” completada pelo caminhoneiro, o que significa fazer o abastecimento em um posto Shell (valor igual ou superior a R$ 300, que é o ticket médio para caminhões) e enviar uma foto da nota fiscal pelo aplicativo.

 

O participante ainda recebe um bônus de celular adicional se avaliar os serviços do posto e concorria a prêmios mensais em dinheiro caso completasse seis “paradas” no período de trinta dias. Eram várias “fases” para desbloquear, com seis paradas cada.

 

A mecânica simples, intuitiva, rápida e divertida facilitava a adesão, o que é muito importante para esses profissionais que têm um dia a dia no qual o tempo é um fator determinante. Com esse formato, garantimos que o benefício fosse realmente visto como tal e não como mais uma tarefa a ser cumprida na esperança de uma recompensa futura.

 

A atualização do aplicativo foi pensada para acompanhar o novo momento, mais focado no digital, do programa. O app ganhou um novo look and feel, ficou ainda mais fácil de interagir e acessar os benefícios, notícias, informações sobre estradas, encontrar os postos Shell mais próximos, nos quais o caminhoneiro pode ter acesso a serviços como banho, pernoite e refeições, além, é claro, de participar de ações como a Próxima Parada.

A Execução