Como desenvolver plataformas digitais que aliam design e usabilidade intuitiva, para reter audiência e incrementar vendas.

O Desafio

Beber água é imprescindível para uma vida saudável. Pensando nisso, em 2003 a Brastemp lançou o serviço de assinatura dos seus purificadores. Uma alternativa inteligente e econômica para o consumo de água pura em casa. Em 2017, a crise econômica diminuiu muito as vendas da linha branca e notou-se um aumento no consumo de água mineral engarrafada. Nesse cenário, como a Brastemp aumentaria o número de leads que poderiam se transformar em futuras assinaturas?

A Ideia

Até então, a comunicação dos purificadores era focada apenas nos benefícios do produto. Mas será que se descobríssemos os hábitos de consumo desses clientes e com uma estratégia eficiente de mídia não teríamos mais sucesso? Começamos com pesquisas e uma avaliação da comunicação, e nos atentamos ao sucesso dos serviços de assinatura.  Isso nos levou a uma abordagem com o cliente no centro da experiência. Deveríamos inserir o produto no dia a dia das pessoas de um jeito natural e pertinente.

 

Mas como conversar com todos os diferentes perfis de clientes? Variáveis comportamentais e de interesses foram cruzados com dados de pesquisa para selecionarmos as audiências mais relevantes. Queríamos descobrir as verdadeiras razões para o consumo de água e assim ser mais assertivos. Entendemos que diferentes consumidores têm motivos diferentes para assinar, e não são nada óbvios.

 

Criamos mensagens para cada segmentação e testamos várias abordagens, combinando os interesses de cada público: gastronomia, esportes, casa e construção, design, família, etc. O Facebook foi responsável por um volume grande de novos leads, com formatos que facilitaram a captação de dados usados no Call Center em real time. No Google, reestruturamos as campanhas de search e usamos mídia display para maximizar as conversões por remarketing. Também fizemos disparos para e-mail de afiliados com o apoio de parceiros.

 

Toda essa estratégia teve o suporte de uma plataforma digital desenvolvida especialmente para reter a audiência que era dirigida a ela por meio de mídia digital e, assim, aumentar as conversões.

A Execução